Páginas

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

O dia que Deus se sentiu livre

O Dia que Deus se sentiu livre

(inspirado em textos de Philip Yancey)

Ok, o titulo é meio "inflamável" teologicamente, eu sei. Mas não pude deixar de compartilhar meu ponto de vista (afinal, este é o meu blog, oferecido ao Senhor para quem Ele quiser que leia e se sinta edificado).

O sentido do Natal em muito tem pertubado as pessoas (isso mesmo, pertubado!) com presentes, festas, compromissos. Correrias, bebedeiras, "shows" de parentes...Algumas famílias tem a benção de ter um Natal tranquilo, alegre...e melhor ainda, com Deus.

A essência do Natal para nossa civilização atual em muito perdeu o que deveria ser - uma celebração do nascimento de Jesus, o Emanuel (que significa "Deus conosco").
Mas acaba sendo um amontoado de promoções, "formigueiros humanos" e comida e bebidas sem freios.

Mas vamos melhorar a idéia do Emanuel, outro nome de Jesus. Significa "Deus conosco". Ou ainda, por "conosco", podemos expandir para "no meio de nós".

Desde o começo da Historia, Deus tem buscado no Homem um relacionamento profundo. De amigo, de Pai, de confidente, de Senhor...muito além de Criador-Criatura.

No Éden, Deus vinha todo fim de tarde passear no meio de tudo o que Ele havia criado, e vinha bater um papo gostoso com os seus grandes amigos e objeto do seu amor e carinho: Adão e Eva.

Depois que nossos antepassados desobedeceram a Deus e foram expulsos do Éden, esse bate-papo gostoso acabou - ou melhor, ficou muito distante e nublado, pois Deus é Santo, Puro, Reto, Justo. E nós ganhamos em nosso interior uma parte má, que nos estimula a ir contra o que Ele quer pra nós, a ir contra a vontade Dele - ou seja, pecar. Esse mal, essa vontade de rebelar-se, de maldade, isso afasta Deus.

E durante todo o Antigo Testamento, Deus tenta se reaproximar novamente, ensinando como os homens deviam se comportar para estarem novamente "de bem" com Ele, puros, integros. Do jeito que era antes !
E assim retomar aquela amizade bonita e íntima que Ele tanto quis. Pra isso foram usados Profetas, Leis (os Dez Mandamentos são um exemplo) e para alguns muito obedientes, diretamente.

Mas não deu tão certo quanto poderia. A imensa maioria ainda era desobediente, ou então muito volúvel, inconstante, um dia agradecendo a Deus, no outro, procurando todo tipo de porcaria (moral ou espiritual). E o sonhado reencontro de Deus com sua criação mais amada, o Homem, nunca se dava completamente!

Era uma verdadeira "novela Mexicana"...quando parecia que ia resolver...os Homens magoavam Deus de novo!

E pra ajudar, toda vez que um dos "heróis da fé", extremamente "em dia com Deus", tinham contato com Deus - ou toda vez que Deus tentava se mostrar um pouco mais ao seu povo - as consequencias eram desastrosas! Tremores, ventanias, trovões e outros eventos terríveis cobriam a multidão apavorada.

E eu imagino Deus pensando "poxa amados, eu só queria chegar mais perto de voces de novo!".

Foi aí que veio a melhor noticia e estratégia de todas ! Algo inédito na História ! 

Deus estava com o coração tão desesperado de amor por nós, tão aflito em nos ver perdidos, levando vidas falidas e colhendo frutos amargos da nossa vida torta e viciada, num afã tão grande de nos sentir perto novamente... que Ele mesmo virou um de nós !

Sim, do mais alto Céu e da Gloria máxima, do Poder e Sabedoria supremos, das regioes celestes e palacios inimagináveis...descia Deus todo feliz e empolgado para nos ver de perto!

Adivinha quem foi ? Jesus ! Jesus foi Deus na forma humana. Sentindo cansaço, fome, raiva, calor, sono...com suor, com sangue, lágrimas...Mas não havia problema pra Deus. 

Apesar de agora estar limitado a um ser humano, a ter as mesmas limitações que nós (físicas e psicológicas), era um momento inesquecível pra Deus. Agora Ele podia dar um abraço apertado em cada homem e mulher, sem pulverizá-los ! Sentir seus filhos novamente, e contar para cada um sobre o QUANTO cada um ali era amado e desejado por Deus !

Deus, de certa forma, estava "livre" do "fardo de ser o Deus Todo-Poderoso". Coloco entre aspas, pois Deus é Deus. Mas entenda que agora, Deus estava livre, através do homem Jesus, da dificuldade de aproximação originado pelo seu imenso Poder e Glória !

Muitos citam que João teve o privilégio de dormir recostado em Jesus. Mas com certeza a alegria é in-fi-ni-ta-mente maior em Jesus. Ali naquele momento, Deus estava com seus filhos dormindo junto dele. E Ele podendo sentir a respiração de cada um junto a Si !

Mas isso também nos permitiu negá-lo, rejeitá-lo, bater Nele, crucificá-Lo e matar (temporariamente) aquele homem especial, Aquele que veio cheio de expectativa.

Não que isso estivesse sendo surpresa pra Jesus. Ele sabia que, para criar um canal direto entre cada pessoa e Deus, fechando o precipício que havia entre Céus e Terra desde Adão, seria necessário tal morte e tal sofrimento.

Somente um amor tão grande, tão apaixonado, tão furioso, seria capaz de sair da Glória e Majestade do Céu, despir-se de todo Poder que havia, se tornar um ser inferior e limitado como nós, só pra nos dar um abraço, falar do seu amor por nós e pagar duramente por nosso resgate, nos dando direito de acesso direto a Deus, através de humilhação dos próprios que ele veio abraçar e amar !

Um comentário: