Páginas

domingo, 23 de dezembro de 2012


Série “Fim de Ano”

“Ai ! A Festa de Amigo Secreto”



Novembro. Dezembro. Chega o fim do ano e com ele o tormento de várias pessoas. O “amigo secreto”. Eu já vi vários, participei de alguns e sempre vi coisas semelhantes.
Algumas variações acontecem . Tem o amigo chocolate (mais comum na páscoa,é verdade), amigo panetone – o inimigo secreto, quem diria ! – e o formato tradicional.

Ocorrências comuns em todo amigo secreto: tem sempre alguém que tira ele mesmo (e todos tem que sortear novamente). Você nunca tira quem desejaria (fato). Ao trocar presentes com aquela pessoa, você sempre acha que o SEU presente foi mais caro (ou torce pra que o outro não descubra o contrário).
E tem sempre as famosas gafes, a “bola-fora” tão inevitável quanto desconfortável.

Muitas empresas promovem ou incentivam o amigo secreto entre os funcionários. E fatalmente situações embaraçosas (as famosas “saias-justas”) acontecem , são fotografadas e vão para o mural ou qualquer rede social na Internet (Orkut, Twitter, etc).
Semanas e meses depois, alguém ainda vai ressuscitar a história e celebrar a vergonha que você torcia feliz pra que todos já tivessem esquecido.

De tudo isso, a situação mais chata, mais desconfortável pra quem participa é aquele sujeito que não conhece patavina do nome que sorteou. O discurso sempre começa com “Bom, o meu amigo secreto é...homem !” (pausa para os aplausos e risos) “Na verdade, eu não conheço muito bem ele, a gente acaba não se cruzando muito” – enquanto isso o sujeito amassa levemente o embrulho – “mas certamente é uma pessoa especial, um excelente profissional e espero que possamos nos conhecer melhor, enfim , meu amigo é o fulano !” – e o fulano levanta sem graça e recebe um semi-abraço e um parabéns.

O pobre e deslocado rapaz não sabia absolutamente nada de quem ele tirou. Não sabe seus gostos, o que o agrada, se é um cara mais esportivo, se é mais intelectual...se torce para tal time ou para o arqui-rival...não raro (aliás, quase sempre) ele passou o ano todo a alguns metros da mesa do sorteado e nunca passou de “Oi”, “Bom dia” ou ainda “A impressora sempre trava, né ?”. Não há nenhum vínculo, nenhuma intimidade, conversa. A chance de proximidade e vínculo sempre esteve lá.

O que acontece nesse caso (colocando o “mico” de lado) é que acabamos por escolher um presente “genérico”. Algo que acreditamos ser suficiente ou pelo menos não ofenda o sorteado. Uma carteira, uma camiseta tamanho único, um vale-presente (esse então, “super” criativo).
Como é gostoso você receber um presente especial, customizado, algo que você sabe que TEM A VER com você, que faz parte do seu mundo. Você percebe que a pessoa PENSOU EM VOCÊ com carinho, com cuidado, até encontrar algo que te tocasse, te fizesse lembrar de algum momento especial ou assunto particular. Nem precisa ser caro.

Minha pergunta hoje é : e se você tirasse Jesus ?? Se ao sortear fosse o nome Dele ?

Será que você iria passar um “carão”, um momento desajeitado ao tentar revelar quem ele é , ao tentar descrevê-lo aos outros da festa ? Vamos ver 2 pontos somente :

1º) DESCREVENDO O DESCONHECIDO
Muitos de nós passam o ano todo com Jesus ao lado, mas não aproveitam nem a proximidade nem o tempo disponível para buscar intimidade com ele. Saber o que agrada Jesus, o que ele espera de nós e o que podemos esperar dele. Não sabemos quantas coisas Jesus gosta em nós, e não conseguimos dizer mais de duas ou três coisas que gostamos nele. Bastava dar um passo.Bastava ir até a outra mesa do setor.

Quando alguém no mundo ou alguma situação da vida nos põe contra a parede e nos cobra “Ok, descreva seu amigo secreto. Quem ele é , como ele é ?” nós “amarelamos”,andamos em círculos dizendo chavões e versículos decorados, frases gastas ouvidas em alguma Escola Dominical, livro de auto-ajuda da moda ou na TV.
Gaguejamos, suamos frio e acabamos deixando o mundo que não conhece Jesus com ainda mais dúvidas.

Em compensação, Deus sabe tudo de nós. Ele nos fez e somos dele. Sabe quantos fios de cabelo temos (claro que alguns ele conta mais rápido do que outros). Ele nos conhece antes mesmo de nascer, quando ainda estávamos disformes no ventre materno.
Sabe do que gostamos, quais os nossos maiores medos e nossos mais lindos sonhos.
Sabe como somos falhos e como mudamos de humor rapidamente com a vida.


2º) O PRESENTE GENÉRICO
Assim como os desajeitados “azarados” que tiram quem não conhecem (ou ignoram) e dão presentes mais generalistas, preste atenção se você não tem feito a mesma coisa com Jesus.
O que você tem oferecido de especial a ele ? - não como troca , mas como PRESENTE mesmo, sem esperar nada. Um domingo cedo na igreja ? Uma boa-ação no fim do ano, um momento de oração semanal?

Em compensação, o mais constrangedor é que apesar desses presentes genéricos, “meia-boca”, Jesus vem e nos dá presentes especiais – sob medida, algo escolhido com muito carinho, pra suprir exatamente aquele espaçozinho vazio dentro de nossas vidas.
Recebemos de Deus coisas que somente quem conhece, quem ama , poderia ter escolhido. Tamanho, cor , tudo.

E ficamos com isso constrangidos, encabulados e sem jeito algum perante uma troca tão desigual de presentes. Damos migalhas do nosso tempo, do nosso esforço pra Jesus e ele vem com coisas que nos suprem e nos deixam maravilhados.
“O amor de Deus nos constrange” está escrito.

Além das bênçãos da vida mortal, Deus já nos deu o maior presente de todos.Enviou seu filho pra morrer por nós e  “passar a régua e fechar a conta” dos nossos pecados. Se ficamos reparando no presente dos outros, esse certamente foi o MAIS CARO. Se foi no dia 25 de Dezembro ou não, é a vinda desse amigo a Terra que comemoramos. O único Deus que se fez criatura para se aproximar delas.

Graças a esse presente, qualquer um de nós pode, reconhecendo Jesus como Senhor, ter intimidade com o Pai.


O que Jesus quer dizer a você nesse fim de ano é :
Oi. Eu sou o seu amigo secreto. Você pode não ter me visto o tempo todo, ou dado atenção pra mim, mas eu estive SEMPRE ao seu lado, e VIBREI com cada vitória sua neste ano que passou. Eu sou Jesus, seu amigo secreto, tirei seu nome lá na cruz há muito tempo, e eu espero que nesse ano possamos nos conhecer melhor e sermos grandes amigos. E não mais secretos.”.

Eu quero tirar Jesus neste fim de ano. E você ?

Bruno Escher

Um comentário:

  1. Legal o texto!

    Jesus Deus o maior presente de todos!Véio!! ehhehe Era pra estarmos umas tres milhões de vezes mais entusiasmados! Pois Deus veio aqui, nos visitou! E morreu por nós e ressuscitou e continua a nos vistar! Cara isso é mais icrível do que se o presidente dos estados unidos viesse me visitar, todos os dias, e eu a maioria das vezes me esqueço do alto valor que isso tem!
    Obrigado por nos lembrar mais uma vez!
    Precisamos responder quem é Jesus para nós! Essa é a pergunta mais importante da nossa vida, e isso molda o tipo de vida e igreja que somos....
    Abraço!

    Saudades de você!


    Fique na Paz!!!
    Seu irmão menor...
    Gessé Filho

    ResponderExcluir