Páginas

sábado, 16 de março de 2013

Beijando a lona

BEIJANDO A LONA


A primeira coisa que se aprende no jiu jitsu ou outras artes marciais nao eh como se ataca. Primeiro precisa aprender como cair.


É serio. Tem que saber cair do jeito certo, do jeito que você não se quebre muito ao lutar.




Eu recebo a palavra de que nós tambem temos que saber como cair. Saber o que fazer, como reagir na hora da queda. E eu vejo que nao estamos preparados pra cair, e muitos nao sabem como reagir hoje no rebanho.

Primeiro de tudo, cair faz parte. Nao é desejado por nenhum lutador, mas é parte da luta como tambem parte do treino.

O individuo precisa reconhecer que está sujeito a queda. Que nao é invulneravel. Quanto mais alto o lutador, maior a queda quando acontece.

Esse reconhecimento nao acontece facilmente, principalmente pra quem está na maré boa. Hoje temos Jon Jones, Anderson Spider Silva...caras que sao referencia quase invicta nas suas categorias.

E crentes que, pelas bencaos e dons que têm, acham que sao "Jon Jones" na fé, sao os primeiros a negar que possam cair. "o orgulho precede a queda". "aquele que está em pé, vigie pra que nao caia"

Uma vez caido, estes lutadores sabem ja muito bem como cair, como reagir na hora da queda. E nós?

ORELHA RALADA

Uma vez no chao, eu comecei a reparar no comportamento em luta. O lutador caído perde o referencial normal (de pé) e fica mais vulneravel a receber todo tipo de golpe. E é nessa hora que o adversario "vai babando" pra cima dele. Nao pode perder a oportunidade de derrotar.




Se ele quiser reagir, vai ter que vencer o seu proprio peso (pois a gravidade força para que fiquemos no chao) e o peso do adversario.


No nosso caso, quando caimos, se queremos reagir, teremos que vencer nosso proprio peso - da vontade da carne (corpo) e da vergonha, remorso por dentro - e a opressao do Adversario, que nao perderá a deixa pra aniquilar vc. Se estivermos por nós mesmos, é impossivel.

Pra sair dessa "fria", precisamos olhar, nao pra cara feia e feroz do nosso Adversario, mas pro lado, onde Deus oferece ajuda.

Uma vez pedida a ajuda, a primeira coisa que ele nos faz é equilibrar o jogo - remover num safanão o peso adversario pra que tenhamos a oportunidade de respirar e levantar.


Daí o peso a ser vencido para ficar novamente em pé estará "humanamente possivel" de novo.


Mas aí entra um fator muito importante. A igreja, o corpo de Cristo, é deixado a cargo de estender a mão palpavel e nos ajudar a levantar : "é melhor serem 2 do que um, pois um caindo, o outro ajuda a levantar. Mas ai daquele que estiver só, pois tendo caido, quem irá ajuda-lo? Um cordao de três dobras nao se rompe facilmente".

E fica a pergunta a nós que fazemos parte do Corpo de Cristo: temos sido socorro e a mao amiga que reergue em Jesus quem caiu, ou estendemos o dedo acusador, com o moralismo falso de "quem nunca cairá" ?

Como ja disse antes, o amor cristao (verdadeiro) é empatico, se compadece, abraça ao inves de repudiar, incentiva ao inves de envergonhar, e desarma tudo que o Maligno espera como reacao natural nossa. E acima disso tudo, começa a conversa "considerando o outro superior a si mesmo", nunca de cima pra baixo. Hoje o irmao caiu pela jogatina, amanha pode ser vc com a ppornografia. E depois, pode ser o seu lider com propina. 

Estamos sujeitos a cair enquanto estivermos vinculados a este corpo imperfeito de natureza caída.

EVITANDO O DEJAVÚ

Por dejavú, entende-se uma situação na qual sentimos ou temos a impressão de já termos vivido antes. Não estou falando de "outras vidas", calma...mas às vezes fazemos, dizemos coisas, ou passamos por locais que temos a estranha impressão de já termos feito ou visitado, como no delicioso filme "Feitiço do Tempo" (se puder, assista!)

Gardenal a parte, temos que evitar esses dejavús. Temos que descobrir o padrão da nossa queda.

Se o lutador percebe que o oponente abre sempre a guarda quando dá um determinado golpe, a chance dele tomar uma bordoada exatamente neste ponto é beeem grande...e mesmo grandes lutadores ficam com certos "vícios" de movimento que acabam deixando-os vulneráveis sem mesmo eles perceberem.

E nós ? temos que prestar atenção e muitas vezes, pedir a Deus que nos ajude a enxergar , qual é nosso cacoete, nosso caminhar típico que nos faz tropeçar.

Pode ser em determinadas condições, como estar cansado, sonolento, no fim do expediente, estar alterado pela bebida, ou em períodos em que se está sozinho...toda vez que cedemos a alguma tentação, estamos também imersos em algum ambiente ou situação que favoreça a nossa queda, que nos faça raciocinar menos ou ceder mais rapidamente...preste atenção e os evite!


CHEGOU A HORA DA REVISAO

Cai. E agora?
Primeiro, reconheça que caiu. Que precisa de ajuda de Deus e peça a Ele perdao. Arrependa-se. Mude a rota mesmo contra sua vontade e sua preguiça.


"Se meu povo se arrepender, se humilhar, pedir perdao e se converter dos seus maus caminhos, entao eu os ouvirei, e sararei suas feridas e eendireitarei os seus caminhos, e eu serei o Deus deles, e eles meu povo"

Davi foi um grande rei, homem segundo o coração de Deus, e ainda sim caiu. Adulterou. Mandou matar pra ficar com a moça. Mas ele mesmo diz pra nós "enquanto guardei pra mim mesmo os meus pecados, me envelheceram os ossos, e o meu humor foi triste e árido. Confessei os meus pecados, e não encobri meus erros e tu perdoaste a culpa do meu pecado". 

E Deus completa "vou te instruir no caminho que você deve andar, vou te dar conselhos, tendo você sob minha vista o tempo todo. Não seja como o cavalo, ou como a mula, que não tem entendimento, que precisam por cabresto na boca senão não obedecem. Os que não me seguem sofrem muito quebrando a cabeça, mas os que confiam em mim, são guardados e cercados dos meus cuidados".


Segundo,uma vez contando com a ajuda de Deus, conte com a ajuda de irmaos na fé de confianca. "Confessem seus pecados uns aos outros e serao curados". A igreja na Terra foi pensada pra ser as maos e os pés de Cristo aqui, de maneira palpavel aos que esperam algum sinal.

E veja qual o seu dejavú. Qual seu padrão de tropeço? Como eu posso evitar esses momentos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário