Páginas

sábado, 16 de março de 2013

Fulanini, o italiano que não curtia massas

Fulanini, o italiano que não gostava de massas

Pense numa mama italiana de uma família tradizionaaalee...ela tem vários filhos, e o momento máximo da familia acontece quando a mama serve a famosa lasanha de domingo a tarde, a bolognesa, com molho de tomate ao sugo com muita carne moída de primeira e um assado...(já deu fome só de pensar).

E essa lasanha é uma expressão de amor da mama pelos bambinos...e quanto mais eles comem, mais se deliciam, mais a mama se sente amada e preferida. É o jeito dela dar amor a eles.

Mas imagine que o pobre Fulanini, o mais novo, arranja de ser "vegetariano total" após uma temporada morando com os amigos.Nada de leite, nada de ovos, muito menos carne vermelha e massa (que usa ovos).

O que faria a mãe ? Tudo que ela tem a oferecer como amor é nojento pro filho. O cheiro da carne cozinhando tira ele de perto.

A mãe não vai amar ou preferir os outros. Vai amar todos por igual, mas não vai se comprazer, se alegrar e se sentir realmente amada no seu gesto pelo pobre Fulanini. Vai sempre faltar o pedaço dele, vai sempre sobrar o quadradinho de lasanha do Fulanini e todos - principalmente ela - vão olhar e imaginar como seria bom ter ele de novo na mesa, falando alto, rindo e tomando um bom vinho com a família.

O tal Fulanini, com certeza está pensando que está "abafando". Mas não vê que o prazer (vai entender) de seu vegetarianismo é um constante machucado no coração da mãe que tanto o ama.

Muitas vezes nem mesmo o Fulanini aguenta mais essa vida de vegetariano absoluto. Ele até pensa na lasanha e na alegria dos irmãos. Mas dar o braço a torcer agora? Ele bateu tanto no peito dizendo que a vida dele não podia ser nada daquilo, e agora ia mostrar que "arregou" ?

Por isso assim é com Deus. Será que você não é um "Fulanini" ?

Ele ama a todos. Ele quer ver todos na mesa Dele. Ele separou uma porção só pra você, e tem um lugar seu na mesa que todos nós olhamos de vez em quando todos os almoços...que Ele olha e espera o dia em que você vai sentar e se deliciar com a fatia que Ele separa todo dia. "Esse é pro meu querido. Talvez ele venha me encontrar hoje aqui em casa!" - esse é Deus te esperando.

Ninguém contou pra você que Deus não é um torturador e castigador perfeccionista? Que viver com Ele não é "puritanismo xiita" e uma lista de "pode e não-pode" ? 

Que pena, você esteve perdendo a parte mais deliciosa de Deus - o fato de ele ser seu pai.

E está deixando de comer o seu pedaço diário. Um pedaço tirado da parte da assadeira que você sempre prefere. A porção de Deus pra você tem paz, tem segurança, crescimento, fé...ser cuidado...ser aceito...

E como pai - e convenhamos, um pai que sabe muito e vê tudo de cima perfeitamente - Ele sabe o que vai nos afetar a curto, médio e longo prazo. Ele sabe exatamente do que gostamos, do que sentimos falta, do que sonhamos ter... E a partir disso Ele fez planos pra cada filho - eu e você também, como um "roteiro de filme", com cenas de amor, de riso, de dificuldades, de aprendizado, conquistas, amadurecimento...mas o bom de Deus é que nas cenas de sufoco e apuro, cheias de ação e suspense, Ele continua na cadeira de diretor tendo tudo sob controle só pra que a cena tenha um desfecho que te favoreça. Ah, mas então só tem finais felizes? Não necessariamente. Ganhar sempre e ter tudo nunca ensinou nada a ninguém, nem nunca fez homens e mulheres admiráveis.

Todos somos filhos.Mas infelizmente Ele se alegra com poucos que voltam...mas nao deixa de amar, de querer bem, querer proximo..se uma mae humana ja nao faz isso, Ele muito menos, Ele diz..."ainda que uma mae viesse do seu filho se esquecer, ainda sim nao haveria de me esquecer de ti".

São coisas que a maior parte dos "crentes" não contam aos irmãos de fora, como você:

Que Deus ama tanto você quanto o ele que está "bonitinho no banco cantando".



A diferenca está em qual dos dois Deus se realiza mais


Ninguém tem contado que, se você fechar a cara, estufar o peito e for "limpo", são , ao culto em qualquer igreja, Deus fica mais feliz por você estar ali do que pelas outras pessoas no templo. 

Quando você toma essa atitude, o foco do culto, a parte especial da noite é você. Não pros homens. Mas Deus vai estar vibrando DEMAIS com você la! 



Ele sabe que pode contar com os demais ali sempre. Mas você é especial. Você não estava lá. Estava longe Dele...


E este é o maior contrassenso sobre Deus: Ele não faz festa só com quem está na igreja bonitinho. Ele faz mais festa com os que estão longe e tomam a decisão de se aproximar. 

É aquele paizão que vê você esquecido no fim da festa e abre os braços, cortando todo mundo, derrubando coxinha e coca-cola dos outros e grita pra você "ô filhao, filhaaaao! Vem pra festa, vem pra dentro de casa! Vem cá, a casa eh sua tambem, todos os seus irmaos estao la dentro! Porque vc ta ai fora abandonado? Vem pra cá poxa! Vocecesta atrasado pra festa! E muito mal arrumado, vamos ja pra dentro! Hahahaha!" e vem levando você meio pendurado, meio abraçado, topando com todos e dizendo "olha só quem chegou, meu filho".


Não. Deus não é tonto, brega ou bonachão  Mas Ele ama você profundamente. Ele esta curtindo seus filhos em casa, mas Ele não pára de perguntar pra eles sobre você. "quando ele vem? Vocês não vão ligar pra saber, ou ir busca-lo?"
A festa é sua também. A família é sua também. Você tem muitos irmãos te esperando. Alguns mais velhos, pra te orientar e pra guiar você, outros da mesma idade que passam pelos mesmos problemas e escolhas, e outros mais novos pra te encher o saco e te dar trabalho. Nem todos são muito legais, todos tem algum defeito, assim como nem todos tem um relacionamento legal com seus irmãos. Nem todos falam com seus irmãos.

Mas não ligue, ache os que te tratam como irmão, tem muitos outros "quartos e salas" cheias de irmãos por ai. 


Muitas igrejas.



E o seu Pai, nosso pai, como todo pai, vai puxar a orelha e apertar os seus irmãos "azedos e insuportáveis" pra mostrar como é o certo.


Aliás, o fato Dele amar você e aceitar como é não significa que Ele quer te deixar como está. Não, Ele quer você melhor e mais centrado, mais perto Dele! Te fazer alguém melhor.

Dê esse orgulho pro seu pai. Pro Pai. Vai sem medo e diz pra ele "poxa pai, cansei...eu fiz tanta besteira, fiz tanta coisa que não dá nem pra comentar...eu não dou orgulho pra você como os outros. Eu sou perdidão, não tenho rumo, nunca te dei a minima...sinto como se não pertencesse a este lugar...mas me deixa pelo menos ficar aqui, deixa eu tentar ser seu filho de novo"

Você vai se surpreender em saber que você NUNCA DEIXOU DE SER FILHO, você é que nunca SE FEZ filho, se comportou como tal. Ele sempre foi seu Pai e sempre esperou muito vc conviver com Ele na casa dele.
Ele sabe que você não é perfeito. Mas aos poucos Ele vai mostrar a você como melhorar. O que ele gosta ou espera de você. E o que deixa Ele triste.

Nem ele nem nenhum dos seus irmãos, nessa família chamada Família de Cristo, vai apontar o dedão na sua cara e dizer "voce nao é digno de ser dessa familia, voce éh ridiculo, um problema ambulante".

Alguns dos seus novos irmaos podem fazer isso, mas eles não falam pelo Pai nem pelos outros irmãos. Mas vao tomar um "piau" do Pai tao bravo que é melhor nem estar perto.

Pois Ele mesmo sendo pai nao faz isso. Ele não acusa, ele procura convencer você, mostrar a você o erro e onde mudar. 

E vai fazer isso atraves das maneiras que Ele tem de falar conosco. Atraves da Biblia - que foi o livro que seu Pai escreveu - da oracao (a hora em q vc para pra falar com ele) e dos irmaos bons. Sim, eles existem. E geralmente nao te olham de cima pra baixo. Mostram onde seu Pai disse o certo e onde Ele disse ser o errado. Se dispoem a ajudar e a ouvir. Procure eles pois eles sao muito usados pra levar os recados de Deus pra vc.

Meu querido, não deixe seu pedaço esfriando mais um dia na mesa...Vem pro abraço do seu Pai. Vem pra nossa mesa irmão !!

Vem que tá esfriando e irmão que é irmão, não deixa barato !

Nenhum comentário:

Postar um comentário