Páginas

terça-feira, 26 de março de 2013

E você, representa ??

Saber representar


Eu tenho feito, graças a Deus, muitas viagens pela empresa até o presente momento. Muitas ao redor do Brasil e outras fora do Brasil. E somente por Ele isso tudo veio a mim.
Nessas viagens, eu tenho sempre ido em nome da empresa, para encontrar clientes, ver fornecedores, possíveis parceiros de negócio, ou pra aprender coisas novas pra fábrica produzir, trazendo melhorias ou economias em geral.
Ir a estes lugares representado a empresa é uma posição de muita honra, traz privilégios e também responsabilidades.
Como privilégios, existem vários. Meus gastos com alimentação, transporte, tudo é providenciado pela empresa na forma de verba, ou na forma de reembolso, devolvendo o que eu gastei quando eu voltar de viagem.
Se alguma coisa der errado na negociação, ou na viagem, eu tenho total acesso para ligar no escritorio e pedir suporte, e eu sei que a secretária e o diretor vão usar a força da empresa para me alugar um outro carro, ou pra enviar mais dinheiro, ou acionar um advogado.

Outro privilégio é o de ser ouvido. O cliente ou o fornecedor não olha a mim, mas a empresa representada por mim ali na mesa do escritorio ou do restaurente. Na hora de passar pela alfândega ou pela imigração, eu tenho uma carta dizendo a que vim, e tudo fica mais fácil pois há uma organização mais forte que eu dando suporte e justificando meus atos.
E aí começam as responsabilidades também...
Pois quando eu falo, para o cliente a voz não é a minha, mas da empresa. Quando eu dou um OK em cima de algo, é a minha empresa que está se comprometendo e não eu somente. Quando eu faço feio, é a empresa que tem a imagem manchada no conceito do cliente ou do fornecedor.
Outra responsabilidade que eu tenho é que, estando a serviço da empresa por aí, eu devo ser facilmente identificado como funcionário, como parte da empresa. Uniforme, crachá, etc. De onde as pessoas puderem me ver, devem ser capazes de reconhecer a qual entidade eu pertenço.
Também preciso saber como falar, como me portar. Pois como disse, se eu venho em nome da empresa, não é interessante eu ir a um almoço de negócios de bermuda e regata, barba por fazer, etc. Também não devo usar gírias, ou expressões xulas, me dirigindo aos demais como “você” ou “”.
É necessário também conhecer o que a minha empresa oferece e qual os valores e/ou posições que defendemos. Na hora em que o cliente ou fornecedor me apertam sobre uma questão delicada ou crucial, e ainda mais se tiver alguém da concorrência presente, eu tenho que estar pronto pra agir e defender o nome, a reputação e aquilo que a empresa têm de bom.
Porquê ? Porque eu estou lá representando a empresa, estou lá EM NOME da empresa.
Em resumo, representar a empresa fora das quatro paredes da empresa, recai em:
·         Ser responsável por aquilo que eu falo e faço, sabendo que a imagem e vontades em jogo não são as minhas;
·         Estar de uniforme e crachá, para facilmente me identificarem como parte da empresa onde estiver;
·         Saber que onde eu estiver, terei suporte de uma organização com mais força que eu;
Tudo isso se reflete em vestir a camisa. “Incorporar o espírito” (no sentido figurado hehehe) da empresa.
Porque será que muitos jogadores brilhantes não conseguem render o mesmo quando usam a camisa “amarelinha” da Seleção, e viram verdadeiros “amarelões” ? O peso da camisa é difícil na frente de dezenas de câmeras.


Mas e aí ? tudo isso é pra falar de mim ? Imagina...como eu existem vários por aí fazendo isso.
Tudo isso é pra falar de Deus. Na verdade, sobre “ser de Deus”.
Eu penso muito que nós - que nos dizemos “de Deus”, “geração de Samuel”, “geração João Batista” (geração Judas, geração Ananias, ninguém quer ser né?) – precisamos aprender a sermos representantes também. Representantes de Deus.
Vamos ver os seguintes versículos ?
TENDO CONSCIENCIA DA NOSSA IDENTIDADE, DE QUEM REPRESENTAMOS
Pois assim como o Pai me enviou, eu vos envio ao mundo[Jo 20:21]”. – Delegação de Jesus para nós como representantes externos.
Meu Pai me deu autoridade no Reino, agora eu dou essa autoridade a vocês[Lucas 22:29-30]” – Ganhamos nosso crachá das mãos de Jesus, dizendo que pertencemos a família Dele.
Quem vê a mim, vê ao Pai, e quem vê o Pai, a mim me vê”. – Deve ser fácil nos reconhecer, Jesus tinha isso bem evidente.
TENDO RESPONSABILIDADE NO FALAR E NO AGIR, SEM "QUEIMAR O FILME"
“Porque eu não falo por mim mesmo,mas o Pai, que me enviou, me deu mandamento quanto ao que dizer e como falar” [Jo 12:49] – nossa voz não é mais nossa voz, mas deve ser a de Deus
Estejam prontos para explicar a razão da esperança que há em vocês a todos que perguntarem[1Pe 3:15]” diz Paulo. Assim como eu preciso saber de todos os produtos, serviços e razões da minha empresa, todos nós temos que estar com a Palavra na ponta da língua, sendo capazes de explicar, mesmo que nas suas palavras, o porquê acreditamos no que nós acreditamos.
Andai em sabedoria para os que estão de fora, usando bem cada oportunidade. A vossa palavr a seja sempre com graça, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um”[Col 4:5-6] -
E digo que, tudo quanto vocês ligarem na terra, será ligado também no céu” – Poder representativo de fechar um acordo, de determinar algo em nome do Reino. Mas calma, pois assim como eu já dei OK em coisas que achava ou tinha quase certeza que seriam do gosto dos meus diretores, também corremos o risco de “achar que ligamos” coisas que Deus não confirmará quando chegar até ele. Podemos dizer que temos o direito de emitir o pedido, mas quem carimba o nosso trato feito na terra é o Senhor, lá no Céu. Pra não incorrer neste erro, precisamos saber o que nosso “conselho” realmente quer. O que Pai, Filho e Espírito Santo querem de nós?
Só conhece o que o Conselho quer, quem passa algum tempo por perto dele. Quem lê com atenção os memorandos, quem vai na reunião, quem busca servir bem ao Conselho. E você, tem servido bem ao Pai, Filho e Espírito Santo?
ESTANDO “UNIFORMIZADO” E FACILMENTE RECONHECIDO COMO MEMBRO DE CRISTO
E assim todos reconhecerão que vocês são meus discípulos, no amor uns para com os outros[Jo 13:35]” – nossa marca registrada deve ser o amor, deve ser um perfume que “aparece” de longe.
A Apple não tem cara, mas se você pensa em Apple, pensa na cara do finado Steve Jobs. Ele era o verdadeiro espírito da Apple, ele “encarnava” no plano humano tudo aquilo que a empresa tinha como ideal – estilo despojado, inovador, conceitos limpos e agradáveis, rixa com a Microsoft, etc.
E você, e nós ? temos sido “a cara do Reino de Deus”, um “típico seguidor de Jesus” (não um típico crente chato e religioso, cheio de chavões evangélicos e moralista) , amoroso, sempre com uma palavra sábia e confortante, contamindando o ambiente só por estar ali ? Ou será que o ambiente piora e fica mais “baixo” e “carregado” quando você aparece ?
“Deus que...por meio de nós difunde em todo lugar o cheiro do seu conhecimento, porque para Deus somos um perfume de Cristo..”[2Cor 2:14-15] – Você está perfumando o ambiente?
SABENDO QUE NÃO ESTAMOS SOZINHOS NA CAMINHADA DE REPRESENTAÇÃO
Esse Golias vem até nós com espada e lança, porém eu vou contra ele EM NOME do Deus vivo” – Davi estava bem ciente desse conceito de representação. Ele sabia que era ridículo e humilhante para o nome de Deus alguém ímpio ficar blasfemando e conjurando contra Deus : “quem é este pagão que tem a audácia de afrontar o exército do Deus vivo ?” Ele sabia que, no mundo espiritual, o verdadeiro gigante era Israel, desde que tomasse posse da sua identidade.
É como se o famoso McDonalds estivesse “afinando a voz” perto do Tonhão do cachorro-quente berrando na frente da sede. Quem vê de fora, sem uniforme, acha que a luta é desigual, Tonhão ganhando fácil. Mas quem sabe quem é cada um no mundo dos negócios, quem sabe “o que está por trás” de cada parte, sabe que é o Tonhão que tem que sair correndo.
Não importa se saísse um gerente baixinho e raquítico. Se ele tiver o crachá de “Presidente do McDonalds” ele tem as “costas quentes” para apontar o dedo e processar o camarada até o último centavo, por maior que ele seja.
Onde quer que entrares, saudai-a em nome de Jesus [de novo essa expressão] e anunciai o evangelho. Se ninguém na cidade vos receber nem ouvir vocês, saia da cidade, bata o pó daquela terra da tua sandália e deixa, que Naquele Dia haverá menor punição para Sodoma e Gomorra do que para essa cidade que te enxotou”. [Mateus 10:12-15]
Temos também uma responsabilidade muito grande de como nós falamos, andamos e nos portamos no dia-a-dia. Temos que ter ciência, noção, de que estamos andando por aí somente porque Deus permitiu e nos enviou a Seu serviço, como representantes de seu Reino.
Não estamos de bobeira. A missão não é “vai passear e se der um tempinho aproveita pra fazer uma propaganda, deixar um cartão para contato”. A missão é representar bem o Reino, saber defender e fazer a vontade de Deus e roubar o máximo de vidas das mãos do inimigo, nossa “concorrência”.
Quem receber vocês, a mim me recebe. Digo que quem fizer bem a um destes pequeninos [discípulos em missão], ainda que seja dar um copo de água fresca, digo que de modo algum perderá sua recompensa”. “Porque tive fome e me deste de comer, tive sede e me deste de beber, adoeci e me visitaram, era forasteiro, e me acolhestes [Mat 25:35-40] Jesus deixa claro que nós, sua igreja, somos a sua extensão, sua representação, seus braços, e que o agir de uns para com os outros, a compaixão pelo próximo, tudo isso reflete a vontade Dele.

E AÍ, VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA VESTIR A CAMISA ? ESTÁ PRONTO PARA REPRESENTAR JESUS ONDE ESTIVER, ACEITANDO PRA SUA VIDA AS RESPONSABILIDADES E OS DIREITOS QUE VÊM COM ESSA CAMISA ?

SER DE JESUS NÃO É A CAMISA DO "EXÉRCITO DE CRISTO", É A POSTURA DO SOLDADO DE CRISTO !

Nenhum comentário:

Postar um comentário