Há musicas sobre a passagem, há adesivos para carros. Banners bonitos no Facebook e Instagram.
Tudo posso Naquele que me fortalece,
Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.
Fé em Deus que Ele é justo.
A comunicação é algo fascinante, a linguagem é uma coisa cheia de riquezas a serem observadas.
O uso desses adesivos é ao mesmo tempo uma placa de identidade ("Vejam, eu sou cristão") e um amuleto (para proteger-se do Mal, para "declarar" coisas). E isso faz parte da espiritualidade média do brasileiro, infelizmente também no meio evangélico. Mas o foco de hoje não é no uso dos adesivos, e sim na mensagem passada por eles.
Existe uma diferença entre aquilo que o texto diz, e o que a pessoa que colou o adesivo pensa do texto.
A grande maioria das músicas gospel, pregações e intenções ao usar esses textos, está na esperança, no otimismo, numa espécie de pensamento positivo evangélico. Por exemplo:
Tudo posso Naquele que me fortalece - Tenho dificuldades na minha vida, tenho planos e estou lutando pra conseguir isso ou aquilo, e não tenho certeza se vou conseguir superar a situação ou alcançar o alvo. Mas em Jesus eu posso, eu consigo, eu vou tomar posse, eu vou receber. Aqui o "Fé em Deus" é quase traduzido por "pense positivo".
Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus - eu amo a Deus, então todas as coisas e acontecimentos, sejam agradáveis ou não, vão terminar bem pra minha vida. No fim vai dar tudo certo e terei vitória dobrada, assim como Jó.
Fé em Deus que Ele é justo - eu sou uma pessoa do bem, uma pessoa boa, e estou (a princípio) me esforçando, e por isso Deus vai me dar aquilo que eu mereço por esse esforço, mesmo que as circunstâncias não pareçam boas ou eu veja adversários querendo me derrubar.
Não há problema algum em depositar sua esperança em Deus, confiar que Ele te ama e buscar uma vida digna. E ao longo da Bíblia vemos que Ele também se importa com nossas necessidades, nossos perrengues e perigos em vida pequena aqui. Um exemplo foi Eliseu, que para ajudar uma mulher (2 Re 6) ele faz um martelo flutuar de volta pra superfície, pois era emprestado e a mulher ia ficar numa situação difícil.
Mas essa forma triunfalista de falar pode facilmente esconder alguns erros, disfarçados com versículos bíblicos. E esses são os mais complicados de desfazer na nossa cabeça.
Primeiro - todas essas frases, embora verdadeiras, apontam para Deus como esperança. Mas esperança em quê? Os adesivos falam Dele como nossa Esperança de vida próspera e regalada, confortável, de dias melhores aqui na Terra. De superação das dificuldades e tristezas do cotidiano. Mas embora a prosperidade seja benção Dele, e aproveitar essas bênçãos com o coração grato a Ele uma forma também de louvor, a Esperança que Cristo trouxe e oferece é sobre a vida depois dessa vida. A promessa selada com o sangue Dele mesmo, de que a Eternidade será boa, será prazerosa. De que podemos esperar, com coração animado, Sua volta ou nosso encontro com Ele direto numa nova realidade eterna. A obra da Cruz nunca foi para atrair prosperidade aos seus seguidores, mas para fazê-los Filhos junto com Ele. Somos forasteiros aqui. Podemos pedir com fé que Ele nos ajude nas urgências daqui, mas o alvo de Jesus é o Reino e a garantia de que você estará nele amanhã.
Segundo - Existe um humanismo disfarçado na interpretação dos adesivos. A de que EU tudo posso (naquilo que EU quero e EU planejo), e que Deus é o meio, a ferramenta que tornará isso possível. Quase como uma forma impessoal de divindade, uma certa "energia" que eu posso usar a meu favor. A diferença dessa conversa para os coachs quânticos e turma do GratiLuz goodvibes é o nome - um chama de Universo, outro de Deus, outro de Energia. Mas infelizmente tudo é algo que vai ao MEU favor. Há o risco de esquecermos que no Evangelho a nossa vontade é (ou deve ser) reorientada para buscar e fazer o que o Cabeça do Corpo quer, do jeito que Ele se agrada, e não o nosso gosto.
Tudo posso, mas apesar de tudo me ser lícito, nem tudo me convém, e nem tudo me edifica. E tudo posso Naquele (em Cristo). E estar em Cristo não pode incluir estar fazendo coisas ou tendo objetivos que não estejam alinhados com Ele. Estando em Cristo eu posso tudo, tudo que Ele aprova e me pede. E pra isso Ele me dá forças até sobrenaturais pra conseguir. É força sobrenatural para fazer o que Ele quer e gosta, e nada mais.
E com esses dois primeiros pontos, chegamos no menos usual e mais sutilmente perigoso.
Terceiro - O conceito das palavras TUDO, BEM , BOM, FÉ, JUSTO.
Tudo posso Naquele que me fortalece
Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.
Fé em Deus que Ele é justo.
Nosso evangelicalismo brasileiro foca bastante nas partes que nos parecem positivas. Todas as coisas cooperam pro meu bem, eu sou capaz de tudo se eu tiver fé. Mas estamos esquecendo do ponto de vista mais importante - o ponto de vista de Deus, que pelas frases, é o executor ou promotor dessas promessas.
Qual é a definição de Deus para BEM? para JUSTO? para FÉ ? é essa definição que importa para a interpretação dos versículos.
JUSTO
Pela Palavra, Deus olha para nós e não vê um justo sequer. Todos pecaram e carecem desesperadamente da Graça de Deus, pois a princípio estão irremediavelmente corrompidos e separados do único Justo e Santo - o Senhor. Somos aceitos perante Deus, por causa da companhia de Cristo ao nosso lado. Só assim somos permitidos de ter um relacionamento com Deus Pai. Fora da companhia de Cristo, não conseguimos entrar de penetra na festa do Reino. Por isso sempre oramos "em nome de Jesus", pedindo através Dele.
É como um adolescente que quer ver um novo filme no cinema, mas é para maiores de 18 anos. Ele não tem crédito para adentrar, mas se um responsável adulto entrar com ele, o adolescente pode ver o filme.
Sermos justificados não nos torna magicamente bonzinhos, instantaneamente santificados e livres da nossa natureza. É um longo processo, com altos e baixos. Leva uma vida inteira evitando atitudes e pensamentos corruptos, uma mentalidade viciada, preguiçosa e capaz de mascarar seus caprichos usando até mesmo a religião.
Se Deus for justo, e isso significa que Ele nos dará "o que merecemos", estamos danados, estamos perdidos! pois merecemos o que algo corrupto e pecaminoso merece, a separação eterna de Deus, a ira decepcionada de Deus, os céus fechados e surdos para nossa oração. Nossos dias em vida seriam terríveis e pós-vida ainda cruelmente piores.
Por isso foi preciso Cristo. Para que a Justiça fosse cumprida, que o pecado recebesse como pagamento a morte - porém outro recebeu por nós essa punição, na Cruz.
Mas somos apresentados a outros conceitos bíblicos - a misericórdia e a Graça comum. Apesar de nossa natureza, as misericórdias do Senhor se renovam a cada dia. Respiramos, nos movemos, comemos, temos chance de ouvir Sua Palavra, termos um encontro com Ele temos momentos aqui e ali de prazer e alegria. Misericórdia é Deus não nos dar o que merecemos de verdade.
Justiça é irmos pro inferno. Graça é ganharmos uma saída sem sermos capazes nem termos buscado.
BEM
Como falamos no início, o objetivo da Obra na Cruz é nos livrar do destino terrível e justiça real, nos resgatando da queda livre e nos levando pro Reino.
Um pecador que muda de rumo, como Mateus ou Zaqueu.
Um coração grato e quebrantado, humilde, que reconhece a Graça de Deus, sua bondade, reconhece sua própria pequenez e o quanto dependemos Dele. O quanto as pequenas alegrias do dia a dia são uma dádiva Dele para nós.
Não é conforto, não é ser fofo, não é estar rico ou sem problemas. Pelos textos bíblicos, o conceito de BEM é algo ligado aos objetivos do Reino e a obra de Restauração do relacionamento Deus com os homens, e restauração da natureza de cada um de nós.
Se "todas as coisas" (acontecimentos e condições) cooperam (trabalham juntos) para o BEM daqueles que amam a Deus, então cooperam para que nos convertamos dos maus caminhos. Que nos afastemos das armadilhas da nossa própria natureza. Que nos mantenhamos ativos na implantação e anúncio do Reino. Que não nos esqueçamos de Quem nos dá a vida aqui e depois daqui.
Que nos mantenha humildes e gratos pelo pão de cada dia e não aflitos pelo que não temos nem precisamos ter.
Isso é BOM, isso é BEM aos olhos de Deus.
E pra que esse BEM nos atinja, Ele vai usar todas as coisas pois Ele as criou. E esse tipo de BEM nem sempre é confortável, nem sempre é abastado ou isento de problemas. Mas é esse BEM que Deus se empenha em fazer acontecer na vida dos que O AMAM.
Então se você se enxerga nesse adesivo, saiba que o objetivo último de Deus pra você é o BEM - na visão Dele.
Veja o versículo "a Sua vontade é boa, perfeita e agradável" - a pergunta é, para quem, ou na opinião de quem? muitas vezes, essa vontade é racionalmente boa, mas não aos nossos olhos. Há momentos em que nossa carne não vai querer fazer a vontade Dele. Podemos entender como boa, como perfeita, mas chamar de agradável, somente Ele, pois não queremos nos mexer.
FÉ
No conceito generalizado do espiritual brasileiro, "ter fé" tem significado de pensar positivo, de ter esperança de que vai dar certo, de que as coisas vão melhorar. Claro que temos condições sociais e econômicas difíceis no Brasil e há muito tempo, desigualdades e barreiras que são maiores pra uns do que para outros. Pra muita gente realmente o sobrenatural é a única esperança. É fazer promessa, é fazer campanha de 21 dias, é rezar, é proferir em voz alta, o que a pessoa achar que ajuda a mover o invisível a seu favor.
Tampouco a fé significa acreditar. A bíblia diz que os demônios também creem em Deus e tremem. Conheço muita gente que precisa aprender com eles.
Mas a fé bíblica é bem diferente de acreditar ou de pensar positivo. Envolve ação, envolve ir na direção apontada. "Sai de tua tenda e vai para uma terra que te mostrarei, Abraão". É Ana ir dormir com Elcana seu marido, sabendo que era estéril até ontem. A fé deve ser como a gripe, que não tem como disfarçar e produz mudanças no corpo todo, não como maquiagem que eu uso para parecer virtuoso, piedoso, bonzinho, mas posso tirar à noite e continuar sendo o mesmo.
A fé sem obras, sem suor que a transforme em realidade, é morta.
Conclusão
Enfim, ao invés de grudar um adesivo, usar uma camiseta ou postar um baner bonito com as frases acima, pense em tudo que elas significam.
Pense no BEM que Deus quer pra você, tendo FÉ de que mais do que JUSTO, Ele é misericordioso e que você pode tudo que o Reino espera de você, se estiver Naquele que te fortalece.