Páginas

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Um ciclo que precisa acabar.

Um ciclo que precisa acabar

"Um abismo chama outro abismo"[1]. Não poderia ser mais real hoje em dia.

Existem na Natureza vários ciclos. O ciclo da água (rios, mares, evaporação, chuva e volta pro mar e rios novamente), ciclo solar, triciclo (tá, forcei a barra)...

Mas existe um ciclo que tem se tornado uma maldição passada adiante a cada geração.

Se você fizer uma pesquisa rápida com algumas "crianças problema", violentas, ou explosivas, ou depressivas, com manias de roubo, pequenos abusos, sexualidade exagerada pra idade...você tem grandes chances de encontrar um lar corrompido, desestruturado ou em uma desarmonia gritante. Uma criança que não recebeu amor, não pode repassar isso a terceiros. Ela não "treinou" esse comportamento. Muitas sequer tem um lar pra chamar de "desestruturado".

Nesses lares, não há definições de papéis (quem manda, quem obedece, quem faz cada tarefa ou como cada parte se comporta). Há pais bêbados, violentos, abusivos, ausentes. Mães alienadas, drogadas, bêbadas ou libidinosas. Há brigas épicas dia sim outro não. É uma residência pra onde não se tem vontade de voltar, nem motivo pra permanecer.

É um criadouro de frustrações, revoltas, ódio, traumas, angústias...mas os principais consumidores desse criadouro são as pessoinhas que estão sendo formadas nesse ambiente perturbado.


Essas pessoinhas terão que desafogar tudo isso em algum lugar para não "implodirem".
Aí servem-se de professores, auxiliares, inspetores, colegas mais tímidos, meninas mais bobas...Há uma gritaria dentro deles que eles mesmos precisam calar, e tentam de fora pra dentro.

Mais tarde, eles estarão MAIS nutridos em seus lares, e somado a típica explosão hormonal e ideológica da juventude, os proximos alvos serão índios, mendigos, pessoas na balada, o próprio corpo, com mutilações, rachas de carro, abusos...e agora já terão a possibilidade de temporariamente anestesiar tudo com bebidas, fumo e drogas ilícitas (crack, ácido, coca,etc).

Não serão bons profissionais (isso se estudarem), não terão capacidade mental como os demais (pela destruição de neuronios devido ao abuso de alcool e drogas)...E toda essa frustração se reflete em mais auto-piedade, revolta contra o mundo e contra todos...agora a gritaria por dentro não grita mais...mas se encrustou, se encalacrou no interior desse homem ou mulher...já está tão distorcido, tantas sequelas dessa tentativa de alivio, tantos maus hábitos e vicios, tanta coisa que teve que aceitar e fazer ou usar...

Essas pessoas procurarão relacionamentos distorcidos também, pois precisa haver uma certa compatibilidade pra se buscar um relacionamento a dois. 

Se formará o núcleo de uma nova "família-bomba". Um núcleo de convivência na qual não pode brotar nada diferente do que foi recebido na infância. E os filhos deste casal receberão a herança dos avós, dos pais...e o ciclo se fecha novamente.

Só existem 2 caminhos que podem interromper esse ciclo.

Um deles é a morte. Antes de formar um núcleo, morrendo de overdose, acidente de carro, facadas, brigas, suicídio, tudo antes do casamento ou "ajuntamento".. É o aborto por abusivo de substancias químicas. É a troca de tiros com policiais ou traficantes cobrando.

Outra, é a presença de Jesus através de qualquer membro da familia-problema. A crença e o seguir Jesus trazem dois fatores vitais: uma MORAL para ser obedecida, e uma FORÇA externa e independente do ser humano, agindo de fora para dentro. A auto-ajuda secular em nada pode ajudar, pois não se pode fazer brotar água cristalina de um bolsão interno de petróleo escuro e pegajoso. Não se diz a um coqueiro : "me dê morangos".

Com a moral, a conduta, o caráter de Cristo sendo seguido, quando aplicado COM AMOR e PERSEVERANÇA pelo membro, trará um impacto grotesco ao redor. "O que será isso que esse meu irmão (ou pai, ou mãe) está emanando...é tão diferente do dia-a-dia aqui dentro!".

Abismo atrai outro abismo. Escuridão pede mais escuridão. Mas há a chance de por uma ponte para fora, um "bico de luz" capaz de guiar...

De alguma forma esse ciclo será repetido ou quebrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário